9 praias secretas de Florianópolis que você precisa conhecer

Descubra quais são as praias de Florianópolis quase desconhecidas dos turistas que vão à essa Ilha Paradisíaca.

praias de florianópolis

Florianópolis (apelidada carinhosamente de Ilha da Magia) é um dos destinos preferidos para quem curte praia e badalação. Possuindo uma grande infraestrutura de hotéis, shoppings e locais para visitação, a ilha de Florianópolis atrai os mais diversos tipos de turistas.

Mas saiba que entre as dezenas de praias de Florianópolis existem algumas muito pouco faladas e visitadas que são um diferencial para quem quer fugir das conhecidas como a Praia do Campeche, Armação, Jurerê Internacional e até Canasvieiras.

Neste artigo exclusivo do Litoral Guia traremos para você as 9 praias secretas que são quase desconhecidas de quem visita a ilha de Florianópolis

1 – Praia do Gravatá

praias de florianópolis

A primeira praia secreta da lista é a Praia do Gravatá. Localizada no leste da ilha de Florianópolis, entre as praias Mole e Joaquina, é uma praia quase que desconhecida até pelos moradores da cidade.

A Praia do Gravatá possui uma belíssima formação rochosa, com sua enseada protegida pelas pedras. Seu tamanho pequeno dá um charme ainda maior à praia, na qual possui areia fina e macia – daquelas que o pé simplesmente afunda.

Suas águas são cristalinas e a intensidade das ondas é um dos diferenciais, pois dependendo da maré ela pode criar ondulações suaves, criando assim uma grande piscina azul para você aproveitar.

2 – Canajurê

praias de florianópolis

A próxima praia da lista é Canajurê. A praia fica localizada no norte da ilha e é um conjunto de pequenas praias que somente pode-se ter acesso por meio de trilhas.

A praia de Canajurê tem pouco menos de 100 metros de extensão e possui também águas cristalinas e com ondas suaves. O local é procurado por poucas pessoas, que quase sempre vão aproveitar a privacidade do local para relaxar e curtir o belo pôr-do-sol que a praia proporciona.

Ao visitar o local, leve seus alimentos e aproveite a simplicidade local para curtir a natureza, já que a praia possui apenas um pequeno quiosque que é mantido por pescadores da região.

3 – Praia do Calhau Miúdo

praias de florianópolis

Também no norte da ilha, a Praia do Calhau Miúdo fica localizada entre as praias do Santinho e a do Moçambique. Igualmente a praia do Canajurê, Calhau Miúdo também só pode ser acessada por meio de trilhas.

O visual do local é um espetáculo desde o início da caminhada. A trilha possui cerca de 2km de extensão e é feita em meio a belíssimos costões de pedras, córregos e vistas panorâmicas do litoral – com duração aproximada de 1 hora.

O visual da Praia do Calhau Miúdo é um show à parte. A praia possui um visual único na região que dificilmente você encontrará uma formação rochosa igual ao local. Vale muito a pena conferir!

4 – Praia do Saquinho

praias de florianópolis

Dentre nossa lista de praias secretas de Floripa, a Praia do Saquinho é uma das menos desconhecidas. O local tem sido bastante divulgado entre quem já foi, mas mesmo assim possui um visual quase deserto que dá um grande charme ao local.

O trajeto também possui diversos atrativos para você aproveitar como riachos com água fresca, vegetação da mata atlântica e algumas pequenas construções até abandonadas por moradores de gerações anteriores.

Vale a pena conhecer a Praia do Saquinho, pois ela é uma das últimas que mantêm preservado o clima tranquilo no estilo de uma pequena comunidade isolada de pescadores.

5- Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Este é um destino que certamente poucos conhecem. É uma área com piscinas naturais que fica na Barra da Lagoa. Certamente um local secreto e diferenciado na Ilha.

Ela fica situada entre a praia de Moçambique e a Praia da Galheta. As piscinas naturais da Barra da Lagoa são um paraíso escondido e só podem ser acessadas por meio de uma trilha de mais ou menos 600 metros em meio à vegetação.

6 – Praia Secreta

A Praia Secreta fica localizada no lado leste da ilha e é chamada assim pois nunca foi formalmente nomeada. Logo, devido à exclusividade e pouca frequência de visitantes, a praia virou um “Secret Point” entre os frequentadores. O local é um paraíso para turistas, que aproveitam das boas ondas da praia para curtir o mar e se conectar com a natureza.

Você também pode chegar à Praia Secreta por alguma das duas principais trilhas do local, a que vem da Praia do Gravatá e outra que vem da Estrada da Joaquina.

A chegada na Praia Secreta é uma experiência única, já que quando se está andando pela trilha você vai escutando o barulho do mar cada vez mais alto – e logo dando de frente com uma vista espetacular da praia!

7 – Caiacanga Mirim

Essa sem dúvidas é uma das praias mais secretas e exclusivas da Ilha de Florianópolis. Entretanto, a praia da Caiacanga Mirim é também conhecida como Praia da Base Aérea e fica dentro de uma área militar no sul da ilha.

Suas águas são calmas e mornas, bem como de cor transparente mesmo nas áreas com fundo com algas e pequenas conchas. É uma praia bastante silenciosa, que faz com que o visitante possa esquecer do agito da área urbana e consiga aproveitar a natureza.

A particularidade do local é que a Praia da Caianga Mirim só pode ser acessada por militares. Entretanto, caso você não seja parente ou convidado formal, é possível conseguir um convite por meio de solicitação em alguns períodos do ano. 

8 – Naufragados

A Praia dos Naufragados fica no lado sul da Ilha e é destinada àqueles que possuem o espírito aventureiro para chegar até o local. O local é uma pérola entre as praias da ilha, já que a paisagem é quase intocada, onde não se chega carros ou barulho da área urbana.

O acesso à Praia dos Naufragados é feito somente por meio de trilha, bem como por meio de barco na maré mais baixa.

O local guarda algumas ruínas de edificações de povos que habitaram o local, fazendo com que existam vários mistérios e lendas na região envolvendo o nome da praia.

9 – Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste é a última praia da lista. Esta é uma das mais selvagens da Ilha, também bastante isolada. Seu visual com altas montanhas e rochas fazem com que o local seja bastante semelhante às baías da ilha de Fernando de Noronha.

O local é frequentado por quem procura o local rochoso mais alto para tirar uma foto panorâmica do local –

Suas águas são limpas e cristalinas apesar das fortes ondas vindas do mar aberto. Mesmo assim, vale a pena ir até o local e curtir todo o visual paradisíaco da praia da Lagoinha do Leste.

Curtiu a nossa dica de hoje? Então acompanhe nossas redes sociais para não perder as melhores dicas de viagem para curtir o litoral brasileiro no próximo verão!

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TWITTER: litoral_guia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp