Rota das Emoções: um roteiro único de 4×4 do Maranhão ao Ceará

Descubra como fazer este passeio inesquecível da Rota das Emoções: dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara!

Rota das Emoções

Já imaginou fazer uma inesquecível viagem de carro passando por alguns dos cenários mais paradisíacos do Nordeste? Então este será o seu próximo destino!

Neste artigo, o portal Litoral Guia traz tudo o que você precisa saber para fazer a famosa Rota das Emoções!

Rota das Emoções: uma viagem de 900km pelo Maranhão, Piauí e Ceará

Rota das Emoções

Criada em 2005 pelo Ministério do Turismo em conjunto com o SEBRAE, a Rota das Emoções é uma das principais viagens de carro para quem quer percorrer as belezas do litoral nordestino.

O roteiro contempla os estados do Ceará, Piauí e Maranhão e está repleto de paisagens exóticas, muitas dunas, praias e o melhor da gastronomia da região.

O roteiro mais tradicional da Rota das Emoções abrange as cidades de Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia (no Maranhão); Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba (no Piauí); e Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz (Ceará), Jijoca de Jericoacoara e Trairi (no Ceará).

Percorrendo a Rota das Emoções de carro

Rota das Emoções

A viagem da Rota das Emoções é feita com veículos 4×4. O ideal é contratar alguma das várias empresas que fazem este passeio. Desse modo você ficará livre para aproveitar o passeio sem se preocupar e ficar procurando os melhores locais na região. Empresas como a Brasil Planet cobram atualmente R$ 3909,00 por um passeio de 8 dias e 7 com hospedagem, café da manhã, transporte e guia local inclusos.

Outra dica é procurar fazer alguns passeios extras nos intervalos, como os de quadriciclo e buggy. Eles levarão você a lugares que muitas vezes os veículos maiores não conseguirão chegar.

O melhor período para você fazer a Rota das Emoções é de julho a setembro, quando os Lençóis Maranhenses estão na época mais bonita. É uma ótima oportunidade para você que quer conhecer o nordeste em baixa estação, já que na região do roteiro há pouca incidência de chuvas neste período.

A sugestão do Litoral Guia é você fazer essa viagem iniciando pelo Maranhão. Neste caso você poderá chegar de avião por São Luís e contratar um transfer ou um transporte para chegar até Barreirinhas (que está a cerca de 250 quilômetros de distância). Assim, você poderá terminar o roteiro aproveitando a famosa praia de Jericoacoara.

Abaixo está um roteiro completo para você organizar sua viagem pela Rota das Emoções e aproveitar ao máximo tudo o que este incrível passeio tem a oferecer!

Maranhão

  • Dia 1 – São Luís e transfer para Barreirinhas
  • Dia 2 – Barreirinhas (visite o Rio Preguiças e a Comunidade do Marcelino);
  • Dia 3 – Lençóis Maranhenses (veja o nascer do sol nos Lençóis e visite a Lagoa Bonita e a Azul);
  • Dia 4 – Tutóia (faça o Circuito Praias e visite os Pequenos Lençóis)

Piauí

  • Dia 5 – Ilha Grande e Parnaíba (visite o Delta do Parnaíba)
  • Dia 6 – Parnaíba (visite os Lençóis Piauienses e a Praia de Itaqui);
  • Dia 7 – Barra Grande (faça o passeio pelas praias do Litoral Leste);

Ceará

  • Dia 8 – Camocim (conheça as praias de Curimãs, do Bitupitá, o Pontal das Almas, e as famosas lagoas de Camocim);
  • Dia 9 – Jericoacoara (passe no trajeto por Tatajuba e Mangue Seco);
  • Dia 10 – Jericoacoara (veja nosso artigo sobre os atrativos de Jericoacoara);

Curtiu a nossa dica de hoje? Então acompanhe nossas redes sociais para não perder as melhores dicas de viagem para curtir o litoral brasileiro no próximo verão!

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TUMBLR: litoralguia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp