As 7 praias mais bonitas e paradisíacas do litoral nordestino

Descubra quais são as 7 praias paradisíacas do nordeste que mais parecem cenário do caribe!

praias

O nosso Brasil é um país imenso, rico em belezas naturais e com belíssimas praias que atraem turistas de todo o mundo. Quase sempre a praia que é grande cartão postal do nosso país é Copacabana.

Porém, sem dúvidas, é no nordeste que temos as praias mais paradisíacas do Brasil, com seus cenários abençoados pela mãe-natureza, com águas cristalinas e de temperatura morna.

Neste artigo, o portal Litoral Guia trará para você uma lista das 7 praias mais bonitas e paradisíacas do litoral nordestino que você precisa conhecer pelo menos uma vez na vida!

 

  • Jericoacoara ( Ceará)
  • Praia de Atins ( Maranhão)
  • Genipabu ( Rio Grande do Norte)
  • Coquerinho ( Paraíba)
  • Carneiros ( Pernambuco)
  • Antunes ( Alagosas)
  • Praia do Espelho ( Bahia)

1. Jericoacoara (Ceará)

Começamos nossas indicações pela praia que talvez esteja mais em alta em todo o nordeste. Jericoacoara é uma praia paradisíaca localizada a cerca de 300km de Fortaleza, e se tornou um dos destinos mais procurados nos últimos tempos, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

A pequena vila faz parte da região de Jijoca de Jericoacoara, que abrange uma área repleta de dunas, manguezais e uma área litorânea ainda quase intocada. Nas últimas décadas vem se tornando destaque internacional, inclusive com ruas repletas de estrangeiros de diversas nacionalidades.

A vila de Jericoacoara, antes um local simples e de difícil acesso devido às dunas da região, hoje mantém o seu clima pacato, porém com uma moderna infraestrutura de pousadas e hotéis recém-construídos. Seu grande diferencial é ainda hoje manter as ruas sem calçamento e com as casas típicas de épocas passadas, as quais mantiveram sua fachada e passaram a funcionar em muitos casos como pequenos restaurantes e pousadas.

2. Praia do Atins (Maranhão)

Praia de Atins

Nossa segunda indicação é a Praia do Atins. Além de ser um cenário paraíso, Atins fica ao lado dos exuberantes Lençóis Maranhenses e próximos à cidade de Barreirinhas – que quase sempre é o local de hospedagem para quem quer conhecer o Parque Nacional dos Lençois.

A Praia de Atins é basicamente formada por uma pequena vila, com ruas ainda de areia e moradores extremamente receptivos. Para quem quer passar alguns dias de tranquilidade, a vila é um local ideal para reduzir o ritmo.

Muitos dizem que a vila de Atins será a próxima “Jericoacoara” ou “Caraíva” do nordeste. Seu ritmo lento, com poucas barracas de praia, ruas tranquilas, e culinária totalmente voltada para os pratos regionais são um atrativo perfeito para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses e retornar para descansar sem a agitação de Barreirinhas.

3. Genipabu (Rio Grande do Norte)

Após ser cenário da novela Flor do Caribe, a praia de Genipabu tornou-se um dos passeios mais desejados para os turistas que visitam o Rio Grande do Norte. Suas imensas dunas, com cenários cenograficamente montados e com dromedários passeando pra lá e pra cá tornam o lugar extremamente especial.

A praia de Genipabu fica a cerca de 25km a norte da cidade de Natal. Sua infraestrutura de hospedagem ainda é discreta, possuindo poucas opções. Talvez sua proximidade de acesso por Natal – que possui uma das melhores opções hoteleiras do nordeste – faça com que a maioria das pessoas vá à praia apenas para curtir as dunas e registrar a foto.

Para quem tiver oportunidade, será uma experiência incrível fazer o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu. Após o passeio, você pode parar um pouco e curtir o cenário paradisíaco em algum dos pequenos restaurantes localizados de frente a praia. É uma experiência única.

4. Coqueirinho (Paraíba)

A praia de Coqueirinho, no litoral sul da Paraíba, tem se tornado um destino cada vez mais procurado por turistas ao visitar o nordeste. Localizada a cerca de 35km da capital João Pessoa, Coqueirinho é um dos cenários mais bonitos e paradisíacos do litoral nordestino.

Seu formato de baía, juntamente com os coqueiros e falésias características da região traz um cenário para guardar na memória, juntamente com o mar e suas águas quentes e esverdeadas.

Um dos pontos a serem visitados em Coqueirinho é um dos dois mirantes que ficam em cima das falésias: o Mirante de Coqueirinho e o famoso Mirante Dedo de Deus – onde se pode ter uma visão ampla de toda a faixa litorânea, desde o lado direito com a Praia de Coqueirinho e à esquerda a praia de Tabatinga. Um visual único para guardar na lembrança.

5. Carneiros (Pernambuco)

A praia de Carneiros é um daqueles lugares que você precisa conhecer antes de morrer! Considerada a 2ª praia mais bonita do Brasil (apenas atrás da Baía do Sancho em Fernando de Noronha), Carneiros é uma praia marítima-fluvial ao lado da praia de Tamandaré, possuindo um cenário único em todo o litoral nordestino.

Com águas extremamente calmas e um trecho de praia repleto de coqueiros, a praia de Carneiros tem como cartão postal a famosa Capela de São Benedito, construída no século XVIII – que deixa ainda mais a praia com cara de paraíso.

Toda a faixa de praia de Carneiros é ocupada por condomínios, pousadas repletas de chalés, e restaurantes “pé na areia”, onde é possível passar o dia aproveitando tranquilamente o belíssimo cenário. Uma dica é fazer o passeio de lancha no local, visitando os diversos pontos com pequenas piscinas naturais e tendo uma perspectiva única da Capela pelo mar.

6. Antunes ( Alagoas)

Nem só de piscinas naturais vive Maragogi. Apesar dos famosos passeios na orla da praia de Maragogi, seus arredores possuem praias que são cenários dignos de cabine. E uma das mais bonitas sem dúvidas é Antunes.

A praia de Antunes fica localizada na chamada Costa dos Corais. Estando a aproximadamente a 7km do centro de Maragogi, Antunes possui um dos trechos com as águas mais cristalinas entre as praias alagoanas. E seu cenário quase deserto cria um charme ainda maior para a praia.

Logo ao lado de Antunes você poderá ir visitar o famoso Caminho de Moisés, localizado na praia de Barra Grande. É outra atração única em todo o Brasil e perfeita para ser registrada no seu celular e na memória.

7. Praia do Espelho ( Bahia)

A região sul da Bahia é certamente um dos destinos mais procurados por turistas quando optam em conhecer o nordeste. E uma praia em específico será definitivamente nossa indicação de paraíso.

A praia do Espelho pertence ao município de Porto Seguro, porém ficando localizada entre as vilas de Trancoso e Caraíva. Seu nome característico não é por acaso: suas águas cristalinas fazem jus à fama da praia, sendo muito disputada pelos turistas – principalmente no período de verão.

As águas tranquilas do local são um ponto perfeito para a prática do Kitesurf e dos mergulhos de superfície, para ver de perto as inúmeras piscinas naturais formadas no trecho da praia do Espelho.

Outra dica é subir até o mirante da praia do Espelho, localizado em cima das falésias, que misturam a cor clara das rochas com a vegetação esverdeada. É um ponto perfeito para ver de cima toda a imensidão desse paraíso. Certamente um dos mais bonitos de todo o litoral nordestino.

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TUMBLR: litoralguia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp