Itaúnas: O que fazer nesse paraíso quase desconhecido no litoral do Espírito Santo

Descubra tudo o que você precisa saber antes de visitar Itaúnas, este paraíso no norte do estado do Espírito Santo!

Itaúnas

Já pensou em conhecer um lugar novo, no estilo de Jericoacoara dos anos 90, com muitas dunas, praias selvagens e pequenos vilarejos? 

No artigo de hoje, o Litoral Guia traz tudo o que você precisa saber antes de visitar Itaúnas – um paraíso no norte de Espírito Santo que você precisa conhecer!

A história de Itaúnas

Itaúnas

O vilarejo de Itaúnas possui uma história bastante inusitada. Nos anos de 1940 a antiga vila foi soterrada pelas dunas de areia da região. Porém, nos anos 70 a vila foi reconstruída e, aos poucos, foi crescendo e se tornando um destino turístico.

Com o decorrer dos anos, turistas foram explorando o local e a região foi sendo divulgada cada vez mais. Atualmente, a vila (que pertence ao município de Conceição da Barra) fica bastante agitada nos fins de semana e atrai muita gente jovem para se divertir, principalmente por causa da fama do festival de forró do local.

O que fazer em Itaúnas 

Café Brasil

Um dos grandes atrativos de Itaúnas é o Forró. O primeiro festival local aconteceu em 2001, e logo depois o evento foi se tornando cada vez mais importante.

Atualmente, todos os anos, acontece no período junino o Festival Nacional de Forró de Itaúnas ( FENFINT) o maior festival de forró Pé de Serra do mundo. Que atrai turistas e forrozeiros de todo lugar do Brasil e do mundo.

Trio Xamego no Festival de Verão no Bar Do Forró. Foto: Instagram @oficialfenfit
Bar do Forró – Vila de Itaúnas. Foto: @oficialfenfit

Mas não é só no período junino que você pode curtir um forró raiz na vila. Existem diversas atrações durante todo o ano, como bares, restaurantes e danças que muitas vezes se iniciam nas próprias ruas de areia da cidade.

Alguns dos principais points do forró em Itaúnas é o chamado Bar do Forró, Buraco do Tatu e o Café Brasil.

Você pode aproveitar o calendário anual também para aproveitar diversas festas que acontecem, como a Festa Ticumbi (em janeiro), o próprio Festival do Forró (em junho e julho), o Festival Itaúnas e Sabores (em setembro), bem como o Festival de Verão (dezembro/janeiro).

Dunas de Itaúnas

Um dos maiores atrativos de Itaúnas são suas dunas, que foram decretadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Este é o principal local em que o visitante pode curtir o pôr-do-sol – semelhante ao de Jericoacoara, por exemplo. 

Praias de Itaúnas

Praia de Itaúnas
Praia de Itaúnas. Foto: @Kaiodahora

Em Itaúnas existem praias selvagens que percorrem um trecho de 25km de extensão. Talvez o maior atrativo seja a natureza intocada do local, possuindo apenas 4 quiosques em todo o trecho. 

Foto: @kaiodahora

As praias da região são as de Itaúnas, Riacho Doce, Coqueiros, Costa Dourada, Gesuel, e a Praia do Sossego. 

Dentre elas, a praia de Riacho Doce é um show à parte. A praia já foi considerada uma das praias desertas mais bonitas do país pela conceituada revista Viagem e Turismo. O balneário fica localizado a mais ou menos 16 quilômetros da vila e lá você pode encontrar águas mornas e uma beleza incomparável.

Dica Bônus: Costa Dourada

Quando for a Itaúnas, visite a Costa Dourada. Localizada no estado da Bahia, a praia é uma parada obrigatória para quem visita a região.

Ela fica a cerca de 30km a norte de Itaúnas e possui diversas belezas como falésias e restaurantes conceituados para você desfrutar do melhor da gastronomia local. 

Onde se hospedar em Itaúnas

A região de Itaúnas possui diversas hospedagens bastante charmosas para você curtir a praia quase em clima de casa de família. 

As melhores hospedagens da região você pode encontrar no site Booking. As principais pousadas da região são a Estalagem Vila Tania, a Hospedaria Cosanostra, a Pousada Cambucá Itaúnas, a Pousada Vila Mar e a Casa das Árvores Itaúnas. Seus preços são bastante acessíveis – com diárias partindo dos R$ 150,00.

Onde comer

O grande charme de Itaúnas é poder comer em restaurantes bem simples e caseiros – apesar, no entanto, do local também possuir alguns mais sofisticados e com culinária gourmet. 

Nossa indicação é o famoso Restaurante do Berê, no qual você pode encontrar opções que vão desde o famoso Prato Feito até À Parmeggianas – por exemplo.

Como chegar

A melhor opção é chegar pela BR-101. Caso você chegue de carro saiba que existirão alguns pedágios no caminho. 

Outra opção é chegar de ônibus. Uma das companhias que fazem o transporte rodoviário é a viação Águia Branca, que faz três viagens diárias da rodoviária da capital Vitória até Conceição da Barra, que fica a cerca de 250km de distância. 

Já de Conceição da Barra para Itaúnas são cerca de 20km, e a viagem pode ser feita pela viação Mar Aberto. Mas fique atento pois ela só faz viagens em três dias da semana (segunda, quarta e sexta). 

Itaúnas
Entrada que da início a estrada para a Vila de Itaúnas

Curtiu a nossa dica de hoje? Então acompanhe nossas redes sociais para não perder as melhores dicas de viagem para curtir o litoral brasileiro no próximo verão!

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TWITTER: litoral_guia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp