Jericoacoara: O que fazer, onde comer, onde ficar.

Jericoacoara se transformou, nas últimas décadas, de um paraíso absolutamente desconhecido, uma vila de pescadores de difícil acesso, para um dos destinos mais procurados da América do Sul. Não é para menos: a vila cearense reúne muitas das atrações que os turistas mais buscam. São belas praias, dunas, lagoas e mangues, dentre outras atrações que vão encantar você.

O lugar atrai turistas em busca dessas belezas e de escapar da correria da vida nas grandes cidades. Um paraíso, com ruas de areia, onde reinam a paz e a tranquilidade. Venha conhecer conosco esse maravilhoso destino.

jericoacoara

Vila de Jericoacoara

COMO CHEGAR EM JERICOACOARA

A cidade de Jijoca de Jericoacoara fica localizada a cerca de 300 km da capital Fortaleza e a 580 km de São Luís, no Maranhão. O acesso à vila não é tão simples, mas dá para ir sem problemas.

Saindo de Fortaleza, a viagem até Jijoca é pela CE-085. A estrada tem alguns problemas, como falta de acostamento em alguns trechos e poucas paradas e postos de gasolina). De Jijoca, é necessário seguir por mais 12 km até Preá e mais 12 km pela beira da praia ou 23 km cruzando o parque das dunas.

A melhor opção é ir em um carro 4×4. Existem vários transfers que fazem o trajeto, com motoristas profissionais. Mas, se você for de carro próprio ou carro pequeno alugado, recomendamos contratar um guia para fazer o trajeto final. Há guias em Jijoca disponíveis.

Não é possível circular de carro dentro da vila, todos eles devem ficar em estacionamentos nas redondezas. Se você estiver em seu carro, no estacionamento poderá encontrar guias para leva-lo de volta a Jijoca.

Os mais abastados, entretanto, podem ir de helicóptero ou em aviões pequenos.

Fonte: Instagram @derikferreira

O QUE FAZER

Depois de enfrentar a aventura inicial que é chegar à vila, prepare-se para viver fortes emoções e ver alguns dos lugares mais bonitos que você vai ver na sua vida.

Buraco Azul

Nossa primeira atração não fica exatamente em Jericoacoara, mas na vizinha Caiçara. Entretanto, está se tornando uma parada obrigatória para quem vai a Jeri. É uma lagoa artificia com um azul intenso e impressionantes em suas águas, que ficam um pouco abaixo do nível do mar. O local possui infraestrutura para você passar algumas horas por lá e se deliciar em suas águas.

Buraco Azul. Fonte: Instagram: @lagunabeach

Duna do pôr-do-sol

Um dos cartões da ilha, é uma delícia curtir o pôr-do-sol do alto da duna. Um programa super turista, mas que não pode ser pulado. Procure chegar mais cedo para observar uma das coisas mais curiosas. Quando a hora vai chegando, as pessoas vão se aproximando, subindo a duna em filinhas e pequenos grupos. É como ver as formiguinhas voltando para casa depois de um dia de trabalho. E, por mais clichê que seja, não esqueça de levar sua bebida, para fazer um brinde ao astro rei.

Por do sol nas Dunas de Jeri

Pedra furada

O outro cartão postal mais famoso da vila também merece sua visita no final do sol. Isso porque em um determinado momento o sol fica literalmente dentro da abertura da pedra, o que rende fotos incríveis. Mas também vale fazer as fotos tradicionais de turista.

Pedra Furada

Mangue seco

O mangue fica às margens do Rio Guriú e de lá também é possível observar os cavalos marinhos. Para quem nunca teve a oportunidade e ver, o cenário de um manguezal é algo diferente. Por isso, não deixe de ir. Aproveite para incrementar seu feed com fotos nos balanços e redes que os estabelecimentos disponibilizam para os visitantes.

Mangue Seco. Foto: Instagram: @danilobuggyjeri

Lagoa do Paraíso

Outro destino bastante famoso e procurado da região, fica na cidade de Jijoca. É uma lagoa com uma água incrível, com todos de azul e verde quase transparentes. É um passeio imperdível, para você curtir uma manhã ou uma tarde só admirando o visual e tomando um banho super refrescante em suas águas. Além disso, tem restaurantes com boa estrutura e comida excelente.

Lagoa do Paraíso

Lagoa de Tatajuba

Não tão bonita e sem tanta estrutura quando a Lagoa do Paraíso, mas é um local que possui sua importância para o turismo da região e também tem sua beleza. É ótimo para relaxar um pouco, mas cadeiras que são colocadas dentro d’água.

Fonte: Site: viagenscinematrograficas.

Praia de Jericoacoara

Um mar calmo e muito bonito, que varia bastante de acordo com a posição da maré. Em frente a praia ficam bares, hotéis e restaurantes. A praia central da vila é um excelente lugar para apreciar o pôr-do-sol e para aprender ou praticar windsurf.

Praia de Jeri. Fonte: Instagram @clubventos

Windsurf na praia de Jeri. Fonte: Instagram @clubventos

Praia da Malhada

Um paraíso pouco frequentado por quem vai para Jeri, pois não tem tanta estrutura, comércio ou vendedores. Por isso, se você está em busca de um mar calmo e muita paz e tranquilidade, essa é a praia para você passar algum tempo. Leve seu guarda-sol e suas cadeiras, pois o sol é intenso.

Praia da Malhada

Passeios de buggy

Reserve dois dias para os seus passeios, pois você vai precisar de uma para ir ao litoral leste e outro para ir ao litoral oeste.

– Litoral Leste

O passeio completo vai te levar para à Árvore da Preguiça (pelo nome já dá para imaginar que se trata de uma árvore deitada), Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Pedra Furada.

– Litoral Oeste

Esse é o melhor passeio, bem mais completo, por isso deixe para fazer depois do passeio do litoral leste. Você vai conhecer um viveiro natural de cavalos marinhos, atravessar o Rio Guriú de balsa, passar pela região do Mangue Seco, descer de tobogã pelas dunas e terminar na deliciosa Lagoa de Tatajuba.

Onde passar o dia

Depois de aproveitar todas essas maravilhar que Jeri tem a oferecer, você vai querer passar um dia apenas descansando e curtindo. Para isso, nossa melhor recomendação é o Alchymis Beach Club, que fica um pouco afastado do centro de Jeri, a cerca de 18 km, à beira da Lagoa do Paraíso. È realmente um lugar para esquecer que o tempo existe ser muito bem atendido.

Confira tudo sobre as beleza do lugar clicando aqui.

ONDE COMER

Jericoacoara possui excelentes opções de restaurantes. Por ser um destino eminentemente turístico, vários restaurantes estão se instalando por lá. E os que já existem precisam manter a qualidade para poder encarar a concorrência. Separamos uma lista para você com comida para todos os gostos e bolsos.

– Tamarindo

É um dos restaurantes mais disputados da vila e tente fazer uma reserva para garantir sua refeição. O cardápio oferece culinária internacional, frutos do mar e pizzas.

– Bistrô Caiçara

Também bastante badalado, é o maior restaurante de gastronomia local da cidade. O cardápio é de frutos do mar, mas com uma pitada dos sabores do Ceará. Imperdível.

Fachada do Bistro Caiçara

Pimenta Verde

Não precisa dizer muita coisa, apenas uma frase: comida boa e barata. Arrisque-se no gosto do chefe e peça o prato do dia.

Romã

Uma pizzaria artesanal que serve, ainda, uma excelente variedade de risotos e outros pratos inspirados na culinária italiana. O atendimento é de excelente qualidade.

– Dona Amélia

Também é bastante famoso na região, oferece um cardápio de comidas típicas da região, com tempero e mistura de sabores únicos.

– Gelato & Grano

Para finalizar nossa lista, algo diferente, uma sorveteria. São mais de 100 sabores disponíveis, que se alternam ao longo dos dias. E agrada a todos, pois conta com opções diet e sem lactose.

ONDE FICAR

A escolha do tipo de hospedagem pode fazer toda a diferença em sua viagem para Jericoacoara. Portanto, temos algumas dicas e sugestões para você.

Se você adora praia e quer acordar, abrir a janela ou varanda e dar de cara com o mar à sua frente e ainda, dormir com o barulho das ondas e o cheiro da brisa do mar, as melhores opções para você são a Pousada Vila Kalango, o Myblue Hotel e a Pousada Jeribá.

Se seu orçamento estiver mais apertado ou você preferir gastar menos com hospedagem e mais com passeios, pode optar pelas Pousada Blue Jeri ou Pousada Samba do Kite, que tem alguns dos preços mais acessíveis.

Pousada Carcará é conhecida pelo seu excelente atendimento e relação custo-benefício.

Essenza Hotel é o mais famoso da região, indicado para hóspedes que estão em busca de muito conforto e sofisticação.

Mas se você quiser curtir um hotel no estilo resort, a fim de ter um cenário e serviços de luxo, a Casa da Praia, a Pousada Vento Leste e o MyM Jeri são muito procurados e bem avaliados pelos clientes.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– Durante todo o período da sua estadia, você deverá pagar um valor de r$ 5,00 por dia a título de Taxa de Turismo Sustentável. É um valor pequeno, considerando a importância do local para o turismo. Contudo, a taxa pode ser paga no momento da chegada ou, para evitar filas, pela internet.

Veja mais sobre o Litoral Nordestino:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp