Dicas de 5 praias incríveis em Arraial do Cabo

Carinhosamente apelidada de Caribe Brasileiro por conta de suas águas incrivelmente cristalinas e uma vida marinha riquíssima, Arraial do Cabo virou um dos principais pontos de mergulho do Brasil que formam uma das mais bonitas paisagens do litoral brasileiro.

arraial do cabo
Deck dos pescadores. [email protected]

E a boa notícia é que esse paraíso fica muito mais perto do que você imagina. São apenas 165 km separando a cidade do Rio de Janeiro de Arraial do Cabo. E se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse paraíso, certamente já se deparou com as fotos e os vídeos incríveis que tanto circulam pelas redes sociais.

Em Arraial do Cabo tudo é fácil, acessível e o melhor de tudo, é barato. Ou seja, é um excelente destino para quem deseja aproveitar sem se preocupar com o orçamento ou com roteiros.

Na matéria de hoje vamos mostrar quais são as cinco melhores praias de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro:

1. Prainha

Prainha – Arraial do Cabo

A Prainha é uma das praias responsáveis pela paixão à primeira vista dos turistas que chegam Arraial do Cabo. Tudo isso acontece pelo fato de ela ficar bem na entrada da cidade onde basta olhar para a esquerda que você vai se deslumbrar com o horizonte de águas azuis-turquesa. Por ser uma das praias com mais fácil acesso em Arraial do Cabo a praia está sempre movimentado. O visual é apaixonante com areia branquinha e o mar azul de tirar o fôlego.

È uma das praias mais estruturadas da cidade. Lá você encontrará muitos quiosques e restaurantes o que acaba sendo uma ótima opção para petiscar na areia, além disso é claro de ter uma boa quantidade de cadeiras e guarda-sol para alugar.

A praia é recomendada para os turistas que buscam aproveitar o dia com a família e com crianças já que ela oferece toda a estrutura necessária para isso.

2. Praia grande

Praia Grande – Arraial do Cabo

O que mais impressiona na Praia Grande é certamente a cor do mar: diversos tons de azul compõem um cenário paradisíaco. Ela conta com 43 km de extensão, composta por uma areia fina e branquiíssima que acabam até formando algumas dunas ao longo da praia. A Orla da Praia Grande possui quiosques, um calçadão mas não há comércio na areia, fora os ambulantes na verdade.  

O único ponto onde é possível encontrar comércios e restaurantes é no início da praia que fica no seu canto esquerdo. Por conseqüência de mar aberto, a praia é o point dos surfistas que se deliciam com as ondas grandes e fortes de Arraial do Cabo.

Mas se você escolher ir a essa praia nos dias mais movimentados, prepare-se para muito barulho, música nos carros ou nos bares por lá, acima de tudo pouco sossego. Certamente um dos maiores atrativos da praia grande é o pôr do sol que é considerado um dos mais belos da região.

3. Praia do Forno

Praia do Forno – Arraial do Cabo

Considerado entre os mais belos cartões-postais de Arraial do Cabo, a Praia do Forno tem acesso apenas pelos passeios de escuna por pequenos barqueiros, que custam 10 reais a ida, e 10 reais a volta. Você também tem a opção de pegar uma trilha que dura aproximadamente 25 minutos e começa pertinho do cais da cidade.

O trajeto é encantador, e você vai parar muito pelo caminho para apreciar a beleza dessa praia, que pode ser vista a partir dos mirantes que existem na trilha.

Também com águas cristalinas essa praia tem uma estrutura com vários quiosques e barraquinhas, mas quem desejar um ambiente mais tranquilo, poderá ir até o final da faixa de areia onde reina a paz e a tranquilidade digna de um passeio à beira-mar.

E por também ser os pontos de paradas dos passeios de escuna de Arraial do Cabo, uma dica é evitar essa praia aos finais de semana, pois é quando fica muito cheia.

4. Praia do Pontal do Atalaia

Praia do Pontal do Atalaia

Essa é uma das queridinhas de Arraial do Cabo. A Praia do Pontal do Atalaia é a mais famosa nas redes sociais, afinal você provavelmente já viu alguma foto da famosa escadaria que leva os seus visitantes até areia branquinha dessa praia maravilhosa.

E como você pode ver, essa é certamente a definição perfeita de caminho do paraíso. Quando as escadas terminam você finalmente põe os seus pés em areias finas e branquinhas se encantando pela vista das suas incríveis águas azul-turquesa.

E por lá há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras. Porém, se você preferir se sentar na areia para curtir a paisagem sem nenhuma interferência, também é ótimo. O acesso essa praia por terra pode ser feito a pé ou com o automóvel, nesse último pagando uma taxa de 10 reais.

Pelo mar é possível chegar de barco a partir da Praia dos Anjos pagando uma taxa de 15 reais para ir, mais 15 reias para voltar. Ou você pode optar por passeios de escuna que você tanto encontra pela cidade.

5. Praia da Ilha do Farol

Praia da Ilha do Farol

Areias brancas e finas, águas calmas e cristalinas, diversas tonalidades de azul e um contato indiscritível com a natureza, a Praia da Ilha do Farol é o lugar mágico em Arraial do Cabo. E a única forma de colocar os pés nessa praia é de barco, seja ele particular ou nos passeios de escuna. Essa informação já pode deixar você imaginando o quão preservada e conservada ela é. A praia do farol é uma reserva ambiental e tem seu controle feito pela marinha. O controle é rigoroso, portanto é extremamente proibido desembarcar com qualquer tipo de saco plástico ou embalagens de alimentos.

O tempo de permancência nesse pedacinho de paraíso também é controlado e normalmente pode-se ficar por lá entre 30 e 40 minutos. E apesar do pouco tempo disponível essa certamente é uma praia que você deve colocar na sua lista quando for arraial do cabo.

O passeio de escuna em Arraial do Cabo passa por diversas essas praias que mencionamos acima. Uma dica que damos é você fechar o seu passeio de escuna com a galera do Saveiro Don Juan (Instagram:@saveirodonjuan), porque eles são a primeira escura saindo do cais, o que faz com que eles sejam a primeira escuna a desembarcar nas praias, ou seja eles acabam pegando todas as praias e todos esses paraísos completamente vazios.

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TUMBLR: litoralguia