Dicas de 7 praias paradisíacas entre Rio e São Paulo

Para quem não conhece, Costa Verde é o trecho que liga o Litoral Norte do estado de São Paulo ao Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. A região é conhecida, principalmente, por suas praias paradisíacas e bem preservadas.

Por lá, a natureza comanda o cenário: diversas praias praticamente intocadas com águas azuis e verdes

praias paradisíacas
Mapa da Costa Verde – Rio e São Paulo

O local é perfeito para praticar esportes náuticos, como mergulho, snorkeling e passeios de barco – principalmente pela grande quantidade de ilhas que a região abriga. É um lugar mais bonito que o outro e, sinceramente, fica difícil dizer qual deles é o melhor!

A melhor forma de conhecer a rota é de carro passando pela BR-101, a Rio-Santos, assim, é possível fazer as paradas e permanecer nos lugares de acordo com sua vontade!

E para te inspirar a conhecer um dos caminhos mais bonitos do Sudeste, fizemos uma lista com lugares imperdíveis que você deve colocar na sua lista de destinos no eixo Rio-São Paulo.

Costa Verde – BR- 101, Rio – Santos

Agora vamos mostrar sete praias paradisíacas entre são paulo e rio de janeiro

1. Praia da Fome, Ilha Bela – SP

No litoral norte de São Paulo, localizada entre a Praia de Jabaquara e a Praia do Poço, o acesso à Praia da Fome só é possível pelo mar. A maneira mais fácil é contratando um passeio que vai até a Praia da Fome ou um todo completo passando por outras praias de llha bela.

Com o visual bem diferente do que o normalmente encontrado nas praias mais urbanas da ilha, a praia possui um mar muito tranquilo, com intenso tom de verde esmeralda, não apenas nas águas, como também na vegetação que compõem a paisagem.

Areia clara a água transparente, o ambiente favorece muito a prática de snorkeling. Uma dica de ouro para quem quer conhecer essa praia é se prevenir contra os borrachudos, que muitas vezes infernizam os turistas da região. Se você pretende colocar Ilha Bela na sua lista de destinos, recomendamos que pesquise um pouco mais sobre como evitar ser um alvo fácil desse inseto.

Praia da Fome. Fonte: Site www.IlhaBela.com.br

2. Praia do Português, Ubatuba -SP

Um paraíso escondido no litoral norte de São Paulo, essa é a definição perfeita para a Praia do Português em Ubatuba.

Essa pequena faixa de areia está escondida por uma trilha de pedras à direita da Praia do Félix, e passa despercebida pelos turistas que não a conhecem. E quando essa pequena trilha acaba, você certamente se encantará com uma praia cercada por coqueiros, areias brancas e finas com águas cristalinas que são verdadeiro convite para o banho. Por ser bem pequena e aberta ao público a Praia do Português não possui nenhuma estrutura como banheiros e lanchonetes, então o melhor a fazer é relaxar e deixar-se levar pelo cenário incrível.

Portanto, uma dica é chegar bem cedo para pegar a praia totalmente vazia e garantir alguns clicks exclusivos afinal quem que não quer registrar algumas fotos nesse paraíso para mostrar para os amigos.

Vista aérea Praia do Português – Ubatuba
Entrada da Praia do Português.

3. Ilha das couves, Ubatuba – SP

Esta praia é provavelmente o lugar mais procurado pelos turistas que visitam Ubatuba. A Ilha das couves é sem dúvidas uma atração imperdível no litoral norte de são paulo, mas já vamos te adiantar que a ilha costuma ficar bem cheia nos finais de semana e feriados de sol, o acesso à ilha das couves é feita por barqueiros da região e podem sair de diversas praias como a Praia do Prumirim, a Praia  do Almada, Praia do Itaguá e por fim, a Praia do Lázaro.

O preço do translado varia conforme a época do ano, embarcação e o ponto de partida. Normalmente a Praia de Picinguaba possui a menor taxa sendo 40 reais por pessoa.

Chegando na Ilha, você encontrará duas praias. A praia menor é o ponto de chegada dos turistas e dependendo do horário ela pode ficar repleta de barcos e lanchas. Porém, com 15 minutinhos de trilha você chegará na praia maior que tem 250 metros em uma grande faixa de areia, sendo o ponto mais procurado pelos turistas para o banho nas águas cristalinas esverdeadas, perfeitas para aproveitar o dia em um verdadeiro cenário paradisíaco.

Ilha das Couves
Ilha das Couves

4. Lagoa Azul, Paraty – RJ

Considerada por muitos como o principal e mais encantador point de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, a Lagoa Azul é certamente um destino turístico que você precisa colocar na sua lista de lugares a se conhecer.

Famosa por seu intenso tom de azul da água essa é a parada mais popular dos passeios de escuna de Paraty. Por lá você encontrará águas azuis, cercada por rochas e mata verde. A linda piscina natural que a forma é encantadora e sempre acessível, apenas pelo mar. Você pode chegar lá com o passeio de escuna ou com barcos particulares que podem ser alugados no próprio porto de Paraty.

Lagoa Azul – Paraty -Ilha grande

5. Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande – RJ

Ilha grande é certamente um dos lugares mais paradisíacos de todo o eixo Rio-São Paulo, vão aproximadamente 3 km de extensão. A Praia de Lopes Mendes encanta por sua areia branquinha e fina além é claro das águas cristalinas com tons verdes e azuis. O mar é um pouco agitado fazendo com que vários surfistas praticam o esporte por ali.

Porém basta caminhar um pouco para ter a sensação de estar em um verdadeiro paraíso particular. A maneira mais comum de acessar a Praia de Lopes Mendes é partindo de um barco do vilarejo de Abraão. Os barcos deixam os turistas na Praia do Pouso onde se inicia uma trilha leve de aproximadamente 25 minutos.

Entrada da Praia de Lopes Mendes
Surf na Praia de Lopes Mendes

6. Praia do Dentista, Ilha Grande – RJ

Outra praia de Ilha Grande que merece um destaque na nossa lista é a Praia do Dentista. È um acesso liberado apenas por lanchas de passeio particulares. O roteiro que leva à praia do dentista, é o roteiro das ilhas paradisíacas, que custa aproximadamente 140 reais e tem 6 horas de duração com outras paradas também encantadoras.

Chegando na praia do dentista você irá se deparar com o verdadeiro capricho da natureza. Uma praia totalmente deserta, não só em quiosques, mas também em vendedores ambulantes. Areias finas e branquinhas, isso é, claro além do mar cristalino e pela mata atlântica que cerca a região

E se você estiver de passagem pela região, ou Angra dos Reis, ou Ilha Grande, essa certamente é uma praia que você deve colocar na sua lista de lugares que gostaria de ir.

Praia do Dentista

7. Ilhas Botinas, Angra dos Reis – RJ

Um dos cartões-postais de Angra dos Reis às Ilhas Botinas são duas pequenas ilhas de pedra que formam um cenário digno de paraíso. Por ali você encontra o mar calmo e colorido, e um ótimo ponto para curtir um mergulho com snorkel.

Apesar de não estar localizada em Ilha Grande, ela também faz parte do roteiro das ilhas paradisíacas que citamos logo acima. Porém, diferente da Praia Praia do Dentista, onde o acesso é permitido apenas por lanchas, para visitar as Ilhas Botinas você também pode optar pelo roteiro das Ilhas de Angra, onde escunas disponibilizam o passeio no cais de Angra dos Reis, cobrando valores a partir de 30 reais. Esse roteiro também possui aproximadamente 6 horas de duração e tem outras paradas.

Ilhas Botinas
Olhar submerso das Ilhas Botinas. Foto: Rafael Zanon

Mas agora queremos saber a sua opinião! Se você já teve oportunidade de conhecer alguma dessas praias paradisíacas que ficam entre o litoral de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro, quando foi o que mais se encantou, e se você ainda não conheceu qual deles você ficou com mais vontade de conhecer?

Veja mais em nosso Blog:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp