Viajar de carro pelo litoral do nordeste: Como fazer

Como viajar de carro pelo nordeste com sua família no próximo verão conhecendo as praias do litoral nordestino

Viajar de carro pelo nordeste

As praias do nordeste são um sonho de consumo para quem quer viajar e curtir paisagens paradisíacas. De águas quentes e cristalinas, toda a costa nordestina oferece inúmeros locais para visitar e aproveitar principalmente o verão com a família.

Porém, você já pensou em viajar o litoral do nordeste de carro com sua família, aproveitando vários pontos pouco visitados pelos turistas em geral?

Neste artigo, o portal Litoral Guia traz para você um roteiro completo para você viajar de carro pelo nordeste em mais de 1000km e conhecer 5 estados da costa nordestina com sua família de carro!

Ponto de partida: Ceará

Iniciamos nossa viagem no estado do Ceará, mais precisamente na capital Fortaleza. Chegando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, nossa dica é logo alugar um carro para poder ficar livre para passear por Fortaleza antes de seguir viagem. Existem várias empresas Rent a Car instaladas dentro do Aeroporto, como a Movida, Avis, Unidas, Localiza. Vale a pena pesquisar e se possível já reservar com antecedência as diárias para ter mais tranquilidade ao chegar para retirar o carro.

Em Fortaleza, vale a pena passar uma noite e aproveitar a orla da capital cearense. O trio de praias Mucuripe, Meireles e Iracema proporcionam um ótimo passeio durante a noite, com várias atrações, inclusive a famosa feira de rua instalada no calçadão para você fazer compras de artigos de presente e roupas com preços acessíveis.

O ideal para essa viagem é ter muitos dias disponíveis para poder aproveitar ao máximo os estados. No Ceará sugerimos você passar pelo menos um dia com sua família em Aquiraz, mais precisamente no completo do Beach Park. Vai ser uma grande diversão para você curtir com sua família no parque aquático.

Para continuidade você pode passar pela badalada praia de Canoa Quebrada. Com acomodações bastante acessíveis, vale muito a pena passar uma noite na cidade e curtir a Broadway – sua avenida principal repleta de lanchonetes e lojas para compra de lembranças e artigos de artesanato local.

Próximo estado: Rio Grande do Norte

Seguiremos viagem de Canoa Quebrada e iremos rumo ao estado do Rio Grande do Norte. Esteja descansado para uma longa viagem de cerca de 380km até Natal. A estrada ainda não é duplicada, portanto, esteja preparado para uma viagem mais lenta.

Caso você tenha alguns dias que consiga encaixar mais um roteiro nesse meio termo, nossa dica é passar mais um dia em São Miguel do Gostoso. Uma vila pacata e de grande potencial turístico, que é perfeita para um passeio à noite com a família.

Chegando a Natal você pode se hospedar sem muito esforço. A capital do Rio Grande do Norte possui uma das melhores estruturas de hospedagem do nordeste. Nossa dica é se hospedar em Ponta Negra ou em alguns dos grandes hotéis que ficam na Via Costeira (já que você estará de carro). Visitar o Morro do Careca é sem dúvidas algo que não pode faltar na visita a Natal.

Não se esqueça de separar um tempo e dar um pulo para conhecer as Dunas de Genipabu, a cerca de 25km de Ponta Negra. O cenário paradisíaco ficou bastante conhecido após ter sido palco das filmagens da novela Flor do Caribe. É imperdível.

Seguindo viagem você pode aproveitar para ir seguindo pela Estrada Rota do Sol e ir visitando pontos pelo caminho. Existem diversos locais como a Barreira do Inferno (Centro de Lançamento de Foguetes) e o famoso Cajueiro de Pirangi (considerado o maior do mundo).

O próximo destino seria você de hospedar na agitada Praia de Pipa. Uma praia badalada e cheia de opções de gastronomia e vida noturna para você passear e também curtir as paradisíacas praias de Madeiro, Praia do Amor e Tibau do Sul – além do exuberante Chapadão de Pipa.

Chegando à Paraíba

João Pessoa – PB

Pouco mais de 140km após Pipa você chegará à João Pessoa. A capital paraibana tem sido considerada a queridinha da vez no nordeste. Estando fora do roteiro os grandes nomes famosos no nordeste, a pacata capital alia seu desenvolvimento de grandes prédios com o clima ainda de cidade do interior, mesmo com seus mais de 700 mil habitantes.

Em João Pessoa nossa dica é ficar hospedado em algumas das praias urbanas devido ao preço bastante acessível das diárias. As principais praias para você se hospedar e passear são Cabo Branco, Tambaú e Manaíra.

Vale a pena também tirar um fim de tarde para ir até Cabedelo, na região metropolitana e que possui belíssimas praias, e assistir ao famoso pôr do sol da praia do Jacaré – onde é tocado todos os dias o Bolero de Ravel no momento em que o sol se põe sobre o Rio Paraíba

Praia do Coqueirinho – Paraíba

Aproveite também para conhecer as paradisíacas praias do litoral sul. As mais famosas são Tabatinga, Coqueirinho e a mais conhecida – Tambaba. Suas enormes falésias são um show a parte da natureza.

Pegando estrada rumo a Pernambuco

Igreja do Carmo

Seguimos viagem para o nosso 4º estado a ser visitado. Pernambuco também possui algumas das mais famosas praias para você viajar de carro pelo nordeste.

Nossa dica é passar apenas um dia se hospedando na praia de Boa Viagem, para recarregar as energias e conhecer a orla a noite. No dia seguinte você pode aproveitar para conhecer a famosa cidade histórica de Olinda – segunda cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, ainda em 1982. Vai ser uma viagem pelo passado dos portugueses que colonizaram o Brasil, viajando pelas suas ladeiras íngremes de Olinda, repletas de histórias e cultura.

Seguindo viagem rumo ao litoral sul de Pernambuco, um destino que não pode ficar de fora é conhecer a belíssima praia de Porto de Galinhas. A famosa praia pernambucana é um destino que não pode ficar de fora para você passar pelo menos uns dois dias descansando e passeando pela cidade.

Praia dos Carneiros

Não se esqueça de incluir a Praia dos Carneiros no seu roteiro. Famosa pelos seus coqueiros e pela Capela de São Benedito, a praia dos Carneiros está constantemente na lista das praias mais bonitas do Brasil. Uma dica é ficar hospedado ao lado, na também bela praia de Tamandaré – que possui uma estrutura maior de pousadas e restaurantes.

Conhecendo o belíssimo estado de Alagoas

Caminho de Moíses – Praia de Barra Grande – AL

Seguindo pelo litoral sul de Pernambuco, logo próximo a Tamandaré você terá a última praia na fronteira com Alagoas: São José da Coroa Grande. Logo saindo da cidade você estará chegando à região da famosa Maragogi, em Alagoas.

Entrando pela rodovia AL-101 você já poderá ir visitando algumas das praias mais bonitas do litoral alagoano, como Ponta do Mangue, Praia de Antunes e a procurada Barra Grande – onde está localizado o imperdível Caminho de Moisés (banco de areia que se abre em direção ao mar na maré baixa).

Piscinas Naturais de Maragogi

Logo em seguida você chegará a Maragogi. Um dos mais famosos e conhecidos destinos do nordeste, Maragogi é famosa pelos seus passeios para visitar as piscinas naturais, com suas águas cristalinas e repletas de peixes coloridos para você tirar uma foto e registrar o momento.

Maceió – AL

Após Maragogi, nossa dica é pegar estrada novamente rumo à capital alagoana. Maceió é uma das capitais mais bonitas do nordeste, com uma orla belíssima que sem dúvidas você poderá reservar os últimos dois dias da viagem para ficar passeando pelas suas praias urbanas. As principais são a de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara – cheias de restaurantes e pessoas fazendo exercícios físicos por toda a praia. É sem dúvida uma das mais bonitas orlas do Brasil para você passear com sua família. Vale a pena aproveitar!

LITORAL GUIA – O seu guia de viagem do litoral brasileiro

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • INSTAGRAM: @litoralguiabr
  • FACEBOOK: litoralguiabrasil
  • TUMBLR: litoralguia

Veja mais roteiros em nosso blog:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp